02/06/2025
Na arquitetura, se comunicar e entender os diferentes tipos de clientes é tão importante quanto criar o projeto perfeito. Cada cliente vem com suas próprias particularidades e expectativas, e aprender a lidar com esses perfis pode transformar desafios em grandes oportunidades.
Neste artigo, vamos destacar seis tipos de clientes que você provavelmente já encontrou e dar dicas para gerenciá-los de maneira eficaz. Confira!
Muitos arquitetos começam atendendo parentes e amigos, seja durante a faculdade ou no início de suas carreiras. Mas essa situação também pode ocorrer com um arquiteto experiente. Sempre aparece um primo distante que vai casar ou uma tia precisando de uma reforma na sala, não é mesmo?
[caption id="attachment_163" align="alignnone" width="925"] Imagem 1: Tipos de clientes - cliente que é parente ou amigo[/caption]
Muitos arquitetos começam atendendo parentes e amigos, seja durante a faculdade ou no início de suas carreiras. Mas essa situação também pode ocorrer com um arquiteto experiente. Sempre aparece um primo distante que vai casar ou uma tia precisando de uma reforma na sala, não é mesmo?
Se você ainda está na faculdade, aceitar esses projetos pode ser uma excelente oportunidade para praticar e enriquecer seu portfólio. Além disso, você pode compartilhar suas criações na nossa galeria de projetos!
No entanto, se você já é um profissional, avalie se vale a pena oferecer descontos. Lembre-se de que esses projetos vai consumir tanto tempo quanto outro qualquer. Ajude quem você tem consideração, mas cuide para que isso não afete negativamente seu negócio, ok?
[caption id="attachment_162" align="alignnone" width="925"] Imagem 2: Tipos de clientes - clientes que pedem desconto para tudo[/caption]
Esse tipo de cliente é aquele que pede um pré-projeto e depois de ver o trabalho pronto, desiste do serviço, ou então aqueles que contratam o serviço, mas sempre atrasam ou até mesmo evitam os pagamentos.
Desde o início, é fundamental apresentar um contrato claro e detalhado que defina os termos de pagamento. Certifique-se de que o cliente compreenda plenamente os custos envolvidos e o valor total do projeto.
Para aqueles que estão começando sua jornada empreendedora e já têm um escritório, é recomendável orientar os clientes a tratar todas as questões financeiras diretamente com o setor financeiro do escritório. Mesmo que você seja o único responsável por essa área, crie um e-mail dedicado exclusivamente a assuntos financeiros para facilitar a comunicação e manter a organização.
[caption id="attachment_161" align="alignnone" width="925"] Imagem 3: Tipos de clientes - clientes indecisos[/caption]
Estes são os clientes que não têm uma ideia clara do que querem, o que pode parecer uma oportunidade para o arquiteto, mas também pode se transformar em um problema quando as expectativas não são alinhadas.
Aplique técnicas de neurobriefing, que se baseiam na Programação Neurolinguística (PNL), para aprimorar seu atendimento ao cliente. Ao desenvolver habilidades de escuta ativa e comunicação objetiva, você poderá entender melhor as preferências do cliente e, assim, criar um projeto mais assertivo.
Com essas informações, você poderá utilizar ferramentas como o BIM para oferecer aos clientes uma visualização clara e detalhada dos seus projetos, facilitando a compreensão e a tomada de decisões.
Marcelo Porfiro, arquiteto e urbanista, trouxe inclusive uma análise profunda sobre como integrar teoria e prática com o uso de BIM e Archicad em sua Masterclass "BIM: Ganhe Confiança para Projetar com Archicad". Se você perdeu essa Masterclass, não se preocupe: acesse a página de MasterClasses e acompanhe nossa programação.
[caption id="attachment_160" align="alignnone" width="925"] Imagem 4: Tipos de clientes - clientes que querem atenção a qualquer hora[/caption]
Com o uso crescente de aplicativos de mensagens, muitos clientes esperam que os arquitetos estejam disponíveis a qualquer hora do dia, o que pode ser bastante invasivo.
Desde o início, é essencial alinhar um escopo de trabalho detalhado. Se o acompanhamento de obra estiver incluído no contrato, defina claramente o número de visitas acordadas e informe que você se responsabilizará por resolver quaisquer imprevistos. Além disso, criar um cronograma de obra detalhado e contar com uma equipe de confiança são fundamentais.
No atendimento online, seja por e-mail ou WhatsApp, estabeleça limites claros quanto aos horários de disponibilidade para garantir uma comunicação eficiente e organizada.
[caption id="attachment_165" align="alignnone" width="925"] Imagem 5: Tipos de clientes - clientes apressados[/caption]
Este cliente está sempre com pressa, exigindo que tudo seja entregue com urgência, e cobrando constantemente.
Seja transparente sobre o impacto da urgência nos custos do projeto. Explique que atender a um prazo mais curto pode exigir uma tarifa adicional, pois isso pode significar deixar outros projetos de lado ou intensificar a carga de trabalho. Se a urgência for real, o cliente entenderá e aceitará o custo extra.
[caption id="attachment_159" align="alignnone" width="925"] Imagem 6. Tipos de clientes: clientes que só querem ideias e não um projeto[/caption]
Alguns clientes acham que podem obter ideias e soluções criativas de um arquiteto sem custo, sem reconhecer o trabalho e o investimento necessários. Na realidade, desenvolver propostas inovadoras e funcionais requer tempo, experiência e dedicação. Então, da próxima vez que alguém pedir uma ideia de graça, lembre-se: talento e expertise têm seu valor!
Estabeleça desde o início que as consultorias têm um valor e cobre um preço justo pelo seu tempo e expertise. Se o cliente não estiver disposto a pagar, explique educadamente que não será possível fornecer ideias ou consultoria gratuita. Avalie caso a caso para decidir quando, e se, vale a pena abrir uma exceção.
Viu só? Entender e lidar com esses diferentes perfis de clientes é essencial para ter um trabalho mais fluido e relações mais saudáveis. Agora, conta pra gente nos comentários: qual desses clientes você mais encontrou recentemente? #CoralMatiz
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