8 grandes mulheres na arquitetura e design

08/03/2023

Passado ou presente, as mulheres citadas neste artigo tem uma linda trajetória no setor. Elas precisam ser lembradas hoje e sempre!

Feche os olhos e pense em cinco nomes da arquitetura do passado e do presente que você realmente admira. Quantos deles são mulheres?

O dia 8 de março  e o Dia internacional das Mulheres  e aqui no Coral Matiz  também e dia de refletir sobre o lugar delas no setor.

De acordou com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), 64% dos profissionais de arquitetura e urbanismo são mulheres. Apesar de serem maioria, elas ainda enfrentam percalços na profissão e grande dificuldade em encontrarem seu lugar ao sol.
Para se ter uma ideia, apenas 17% dos prêmios nacionais de projeto de arquitetura em 2021 foram liderados por mulheres.  A primeira mulher a ganhar um prêmio Pritzker foi Zaha Hadid. Antes dela, 25 homens foram laureados com a congratulação. Quase 3 décadas com premiações exclusivamente para homens.

 Se entrarmos na seara de remuneração, a coisa fica ainda pior. Mulheres arquitetas ganham menos que homens. Se estivermos falando de arquitetas negras, a diferença e ainda mais destacada. Profissionais brancos ganham 13 vezes mais que arquitetas negras, de acordo com o mapeamento do Projeto Arquitetas Negras.

“Uma bela ragazza vai casar, não exercer a arquitetura”


Imagine você, que há quase cem anos, um professor proferiu estas palavras a Lina Bo Bardi ao lhe dar uma nota baixa.  Difícil saber que muitos talentos deixaram de existir por atitudes como estas.

Como mulher e sinônimo de resistência, elencamos alguns nomes para ficarmos de olho e prestigiarmos ou recordarmos os legados daquelas que já partiram com trabalhos incríveis na arquitetura e design.

 

Chu Ming Silveira

O nome chines revela sua ascendência, mas Chu Ming Silveira foi a brasileira a criar o orelhão, ferramenta da qual a geração Z só deve ter ouvido falar, mas millenials e baby boomers sabem bem do que se trata- um telefone público em formato de concha -feijão que também lembrava uma grande orelha. O aparelho, de acordo com Ming, tinha o formato para melhorar a acústica e zelar pela privacidade de quem telefonava. Genial!

Cini Boeri


A mãe  da Ghost Chair e da poltrona Bobo Divano era italiana e se chamava Cini Boeri e era arquiteta. Trabalhou junto a Gio Ponti e Marco Zanusoantes com arquitetura civil, mas se destacou verdadeiramente em design de produto. Suas criações atravessam os anos, como o seu lindíssimo sofá modular Stripes.

Kazuyo Sejima



A arquiteta japonesa e segunda vencedora mulher do Pritkzer está em nossa lista porque, de fato, merece ser vista. Com uma extensa lista de premiações, como o Leão de Ouro, Kazuyo leciona na universidade feminina de Tokyo, na Universidade de Artes, em Viena, e Membro da Comissão Nacional Japonesa da UNESCO e conselheira da Japan House, em São Paulo. Além de ter seu próprio escritório de arquitetura, criando projetos limpos, leves e fluidos.

 

Gabriela de Matos


Formada pela PUC Minas, a arquiteta Gabriela de Matos fundou o projeto Arquitetas Negras (citado no começo da matéria) após ser a única mulher negra no curso de arquitetura e seguir na profissão sem encontrar outras mulheres negras. O projeto já mapeou centenas de mulheres arquitetas. Este ano, Gabriela será curadora do pavilhão  do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza junto a Paulo Tavares.



Ray Eames


Berenice Alexandra Ray Eames fez história do design junto a seu marido, Charles Eames Jr, formando a dupla mais influente do design do século XX. Além das cadeiras e poltronas icônicas, Ray Eames era também cineasta, design gráfico e têxtil. Há tanto a dizer que vamos dedicar uma matéria exclusivamente e ela e ele! Aguarde!


Korantemaa Larbi



Korantemaa Larbi é a fundadora e CEO da  plataforma  online Design233, onde arquitetura, design e arte africana caminham juntas para propor um diálogo entre  a comunidade de design do continente. O site também serve como inspiração para universitários do setor de design e arquitetura. Nascida em Gana, Larbi estudou arquitetura e foi para os EUA, onde se pos graduou em Design Urbano. Trabalhou no mundialmente conhecido escritório de arquitetura residencial, Stelle Lomont Rouhani Architects. Hoje, Labi trabalha como designer de arquitetura na FXCollaborative.


Noemi Saga

Brasilidade, autenticidade e foco em matérias primas nacionais norteiam as criações de Noemi Saga. Com ateliê criado em 2013, Noemi cria peças cheias de bossa e multifuncionalidade.  Destaque para a coleção de objetos Bichos do Brasil, sobretudo o potente banco Sucuri. Um primor!


Ana Neute


Formada em Design de Produtos, Ana mistura arte e design de forma primorosa, com peças que vão de luminárias a mobiliário. Se inspira nas formas do corpo e prima pela multifuncionalidade de cada criação. Uma beleza o espelho nexo e para a luminária Fluida. Amamos!

Compartilhe


Veja mais

Coral Bem Estar Antimosquito: Proteção e Tranquilidade Para o Seu Lar

Apresentamos o Coral Bem Estar Antimosquito, a solução perfeita para proteger e trazer tranquilidade ao seu lar.

Leia mais
Casa Coral: Uma Celebração da Coragem e Individualidade Para CASACOR SP

Vamos juntos adentrar o icônico projeto de Ricardo Abreu e explorar esta corajosa celebração de cores e individualidade.

Leia mais
Criando a Casa da Barbie com Inspiração em Grandes Arquitetos Brasileiros

Prepare-se para embarcar nessa viagem de imaginação onde é possível criar a Casa da Barbie inspirada nos renomados arquitetos brasileiros.

Leia mais