O que é tendência e como o Colour Futures é feito

19/07/2022

Saiba como nasce a Cor do Ano da Coral e de que maneira estas escolhas refletem nos seus projetos e na sua vida.


Colourfutures 2022.
Cor: Melodia Suave.

Como nasce a Cor do Ano? Que aspectos são levados em consideração na hora de eleger uma cor para colorir o próximo ano? Quem influencia neste processo de decisão? Tendência de cor realmente existe? 

A Coral e AkzoNobel são pioneiras neste assunto e levam a sério seu estudo de tendência de cores  desenvolvido anualmente, o Colour Futures. O estudo leva em consideração  procedimentos de mudança que podem afetar uma cadeia de pessoas, sendo pensado e elaborado como parte integrante do processo que impacta a vida e o comportamento das pessoas na sociedade.

Esse estudo é desenvolvido pelo Centro de Estética Global da AkzoNobel, na Holanda, e conta com a contribuição de muitos especialistas de todo o mundo.

EXISTE COR TENDÊNCIA?

Bem, para nós a cor é simplesmente cor, afinal, histórias boas de verdade precisam de mais do que uma parede em branco. O que fazemos ao escolher a Cor do Ano é captar momentos, vontades, desejos de hoje e de amanhã  e representar estes sentimentos em cores. O que não significa que as cores  se tornem obsoletas ao passar do tempo. O amado azul sempre existirá, mas que tom de azul nos toca mais neste momento? Em 2022 foi este lindo azul claro, leve e aerado que você vê na imagem acima.  Ele representa a vontade de abrir a janela, olhar para o céu e respirar de novo após anos difíceis causados pela pandemia.  

A COR DO ANO É UMA COR NOVA DO PORTFÓLIO DA CORAL?

Não. A Cor do Ano da Coral é uma cor que já existe em nosso portfólio. Nossos especialistas pinçam a esolha dentro daquilo que já existem em nosso leque.

Quem escolhe a Cor do Ano?

Um time de experts do mundo inteiro. Verdadeiras autoridades dentro de suas áreas de atuação. São eles:

Arquitetos.
Designers.
Pintores.
Artistas.


Elenco de Colour Futures avalia imagens e cores. 
Personalidades de diversas áreas participam do estudo, contribuindo com suas percepções do país em que vivem.

Hellen van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global, desde o seu surgimento, em 2004. Ao lado de Hellen, esse grupo de especialistas avalia aspectos sociais, globais de cores, culturais, globais de design e econômicos para eleger, a partir dessa avaliação, qual será a cor do ano e quais serão as paletas que mais reverberarão positivamente trazendo os anseios e as expectativas das pessoas.

O Brasil no COLOUR FUTURES


Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, nossas representantes no Colour Futures.

Tem Brasil no COLOUR FUTURES!  As artistas Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian representam a América Latina no estudo de tendências de cores. As designers de superfícies levam todas as suas percepções e um pedacinho do nosso país até o centro de estética da AkzoNobel. Adriana e Carlota fazem uma curadoria daquilo que mais se destaca por aqui: música, poesia, política e elementos do cotidiano do brasileiro e apresentam tudo aos demais participantes do estudo.

De onde vem essa inspiração para a cor?


Tudo nos inspira. O que vem da natureza, aquilo que comemos.

Cores: Melodia Suave, Pomar Violeta e Algodão Cinzento.

Nossa inspiração vem da vida! A forma como convivemos em família, nos relacionamos com a natureza, interagimos no trabalho e imaginamos algo novo diz muito sobre o tempo que vivemos.

E esses novos gostos e jeitos de viver influenciam o que compramos, como nos vestimos, decoramos nossas casas e até mesmo com o quê trabalhamos. 

O Colour Futures tem o papel de transformar tudo o que vivemos e o que queremos viver em um conjunto de cores e tons. Cores essas que vão dar vida aos projetos que você cria.

Principais aspectos para a escolha da Cor do Ano:

• Aspectos sociais.
• Aspectos globais de cores.
• Aspectos culturais.
• Tendências de design.
• Economia.

 

Imagem: Colour futures 2022-  Ambiente colorido com as cores da paleta 3, Poder da Imaginação.
Cores: Portal Secreto, Poema Apaixonado e Melodia Suave.

Como parte do processo, a elaboração deste trabalho propõe sempre um tema central ancorando 4 tendências de comportamento que estão conectadas a esse foco principal.

Para cada uma dessas 4 tendências de comportamento são criadas paletas de cores que caminham ao encontro do conceito apresentado por essa tendência. O tema central trabalhado no ano de 2022, Novos Ares e Redescobertas, se conecta a outros assuntos refletindo as 4 tendências a seguir:

Casa reinventada + Necessidade de Natureza + Poder da Imaginção + Novas Narrativas.

Junto a isso, para cada uma dessas 4 tendências, foram pensadas paletas de cores representadas na parte inferior dessa mesma imagem e, nesse caso, foram intituladas como: 

-Cores para uma casa Versátil e Alegre.
-Cores para uma casa Leve e Natural.
-Cores para uma Delicada e Afetiva.
-Cores para uma casa Arejada e Iluminada

 

Representamos aqui  todas as cores de ColourFutures 2022. Perceba que a todas elas combinam entre si e com Melodia Suave. A proposta é abrir o leque de possibilidades para que profissionais como você  consigam inserir cor  e harmoniza-las com segurança.

E aí, gostou de conhecer melhor o Colour Futures e como a Cor do Ano é escolhida?

Que tal mergulhar no azul leve de Melodia Suave e saber tudo sobre a Cor do ano de 2022 da Coral e todas as nuances de apoio? Agende uma consultoria de cores e coloque cor em seu projeto!

Compartilhe


Veja mais

Coral Bem Estar Antimosquito: Proteção e Tranquilidade Para o Seu Lar

Apresentamos o Coral Bem Estar Antimosquito, a solução perfeita para proteger e trazer tranquilidade ao seu lar.

Leia mais
Casa Coral: Uma Celebração da Coragem e Individualidade Para CASACOR SP

Vamos juntos adentrar o icônico projeto de Ricardo Abreu e explorar esta corajosa celebração de cores e individualidade.

Leia mais
Criando a Casa da Barbie com Inspiração em Grandes Arquitetos Brasileiros

Prepare-se para embarcar nessa viagem de imaginação onde é possível criar a Casa da Barbie inspirada nos renomados arquitetos brasileiros.

Leia mais