Brasília, 63 anos.

22/04/2023

A capital federal completa neste 21 de abril, 63 anos. Descubra um pouco sobre o projeto de BRASÍLIA e conheça um itinerário de passeios imperdíveis

Era uma vez, um pedaço de cerrado bem no centro geográfico do Brasil.
Era uma vez Juscelino Kubitschek.
Era uma vez Lúcio Costa.
Era uma vez Oscar Niemeyer.
Era uma vez, tratores da Novacap rasgando o cerrado.
Era uma vez um pássaro gigante demarcado na direção sul-leste.
Era uma vez o Plano Piloto.
Era uma vez uma nova capital do Brasil.
Era uma vez BRASÍLIA.

A cidade planejada, construída em 5 anos dentro de um quadradinho é ainda uma garotinha de 63 anos. Feita de tantas misturas de gente, Brasilia sintetiza o legado criativo das décadas anteriores. Sem as bases modernistas, a visionaria odisseia de transformar a imensidão inabitada em uma cidade ordenada (sonho de Lúcio Costa) segundo as categorias da Carta de Atenas, manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, na Grécia, em 1933- habitar, trabalhar, cultivar o corpo e o espírito e circular.

Para entender Brasilia, comece pelo centro do poder dos dois eixos que se cortam, que definem o Plano Piloto. O centro do poder responde como EIXO MONUMENTAL, um espaço coletivo que abriga edifícios públicos. As superquadras abrigam a vida cotidiana, com moradias, serviços locais e mais alinhados ao eixo norte-sul.
As áreas de lazer se encontram ao redor dos eixos. Destaque para o Lago Paranoá.
Não mente quem diz que há uma quadra para cada coisa. Tem quadra dos tecidos, a quadra das luminárias, o setor gráfico, setor bancário, setor hoteleiro...

Também é verdade que os prédios são bem baixinhos, não mais que seis pavimentos, erguidos sobre pilotis, projetados especialmente para que mães pudessem chamar seus filhos e para que oferecessem espaço do térreo à comunidade.
Generosos terraços, espaços abertos emoldurados com toda a criatividade e cores de Athos Bulcão são parte dos encantos da Capital o Brasil.

Mais verdade ainda é que você que ainda não conhece Brasília, precisa se programar para ir até lá. Aproveite para incluir no seu itinerário, os lugares a seguir para conhecer Brasília como um brasiliense. Ou seria candango?

 

Hospedagem no Brasilia Palace Hotel





Nem os locais conseguem fingir costume no Brasilia Palace Hotel. O primeiro e mais tradicional hotel da cidade tem projeto de Oscar Niemeyer, azulejos de Athos Bulcão, vista para o Lago Paranoá, piscina oval aquecida, pavões passeando e o incrível restaurante Oscar.
Não bastasse tudo isso, a decoração é de tirar o fôlego. Só vai!

Passeio pela QUADRA MODELO 308 SUL


Igreja Nossa Senhora de Fátima

Com projeto urbanístico de Lucio Costa, paisagismo de Burle Marx, azulejos de Athos Bulcão, Escola Parque projetada por Oscar Niemeyer, assim como a emblemática Igrejinha, a quadra da 308 sul é uma verdadeira aula de arquitetura e urbanismo, reunindo em um só endereço a assinatura de grandes nomes que tornaram Brasília, Brasília!.


Laguinho de carpas na quadra moldelo.

Fundada em 1962, a superquadra modelo é um ícone da cidade. Seguindo todos os padrões imaginados no plano original, a quadra tem a infraestrutura necessária para atender às necessidades dos moradores. Para quem visita, é possível percorrer em poucos passos um verdadeiro sítio cultural, ver o Cine Brasília, o Clube Vizinhança, a biblioteca, as escolas e o Espaço Cultural Renato Russo. Não esqueça de levar lanchinhos para comer apreciando o lindo espelho d’água lotado de carpas. É imperdível.

P.s.: Não deixe de dar uma passadinha na BSB Memo, lojinha que fica na banca da mesma quadra. Os souvenires mais lindos de Brasília estão lá.


Itens da loja BSB Memo.


Brunch no Jardim Botânico

Foto divulgação  Jardim Botânico de Brasília.

Programa incrível para casais ou famílias inteiras, o Jardim Botânico de Brasília por si só já é maravilhoso, mas fica ainda melhor se você estiver disposto a comer o melhor cuscuz do DF com uma cesta de pães fresquinhos, sucos e cafés sentado no chão à sobra dos enormes eucaliptos do Café Bom Demais. Nossa dica é fazer uma reserva para não perder oportunidade.

Praticar Stand Up Paddle no Lago Paranoá

Foto: divulgação Adventure Club Brasília 

Aproveite os dias ensolarados para se refrescar no Lago Paranoá e praticar algum esporte. Há inúmeros clubes espalhados ao redor dos setores de clubes norte e sul, mas a gente amou o ADVENTURE CLUB que oerece diversas modalidades, como Kitesurf, Wing Foil, caiaque e o divertidíssimo SUP, prancha com remo para remar de pé e admirar a vista. Se tiver de galera, peça o BIG SUP, uma prancha gigante para grupos inteiros. Diversão na certa.


Show no Clube do Choro

Quase um patrimônio, o Clube do Choro é programa de lei para quem quer ouvir boa música, encontrar locais e levar uma bela recordação musical da Capital Federal. Com apresentações semanais de altíssima qualidade, dá para se divertir sozinho ou acompanhado.  Se você estiver pela cidade quando rolar a Feijoada com Samba, melhor ainda.  É diversão garantida.

 

 

Compartilhe


Veja mais

Coral Bem Estar Antimosquito: Proteção e Tranquilidade Para o Seu Lar

Apresentamos o Coral Bem Estar Antimosquito, a solução perfeita para proteger e trazer tranquilidade ao seu lar.

Leia mais
Casa Coral: Uma Celebração da Coragem e Individualidade Para CASACOR SP

Vamos juntos adentrar o icônico projeto de Ricardo Abreu e explorar esta corajosa celebração de cores e individualidade.

Leia mais
Criando a Casa da Barbie com Inspiração em Grandes Arquitetos Brasileiros

Prepare-se para embarcar nessa viagem de imaginação onde é possível criar a Casa da Barbie inspirada nos renomados arquitetos brasileiros.

Leia mais