Collab Louis Vuitton e Yayoi Kusama: arte, moda, arqdecor e cor!

01/02/2023

Veja mais sobre a parceria entre a artista japonesa e a Maison ao redor do mundo e como esta collab pode nos inspirar.



Foto: Instalação em Tóquio collab Yayoi Kusama e Louis Vuitton


Vá para um lugar iluminado. Agora feche os olhos e pressione as suas pálpebras com os dedos com força moderada (muita calma nessa hora). Conseguiu ver algumas bolinhas coloridas passeando nas paredes das pálpebras? Pois a gente acredita que seja mais ou menos assim que Yayoi Kusama enxerga a vida. O tempo todo.

É que as bolinhas coloridas não são apenas a marca registrada da multitalentosa artista japonesa. Elas são fruto de uma patologia mental que a acompanha desde muito jovem, fazendo com que ela enxergue pontos por todos os cantos  e tenha visões distorcidas daquilo que é real.



Foto: Yayoi Kusama em seu estudio  2017. © Yayoi Kusama / Cortesía de OTA Fine Arts, Victoria Miro y David Zwirner. 

O que poderia ser um grandisissímo problema, não apenas a fez chegar às maiores galerias do mundo, trabalhar com artistas emblemáticos como Andy Warhol como a impulsionou a tornar-se uma das maiores artistas da atualidade, arrebanhando multidões aonde quer que exponha. Sua genialidade também a fez chegar ao topo e suas obras valem milhões!


Foto:Yayoi Kusama, Horse Play. Happening en Woodstock, Nueva York, 1967. Cortesia de OTA FINE ARTS, Tokio / Singapur; Victoria Miro, Londres; David Zwirner, Nueva York.

Louis Vuitton e Yayoi Kusama: a collab de bilhões


A segunda parceria entre Louis Vuitton e Yayoi Kusama ( a primeira aconteceu em 2012, com Marc Jacobs na direção criativa da Maison) foi anunciada em dezembro de 2022, deixando fãs da moda e arte em pavoroso. O lançamento oficial aconteceu apenas em janeiro de 2023, contando com um time de peso de modelos e todos os recursos audiovisuais mais INCRIVEIS do momento.

E a arquitetura e decoração?


Foto:Loja Louis Vuitton na loja Harrods e Yayoi interagindo com o prédio

Ainda que você não queira investir  em um dos produtos de vestuário ou acessórios fruto desta parceria, é possível vivenciar a experiência visitando as fabulosas instalações feitas em lojas estratégias da Maison ao redor do mundo. Muitas delas em prédios icônicos como é o caso do prédio da Harrods. Um edifício projetado pelo arquiteto Charles William Stephens que ocupa o quarteirão inteiro da Brompton Road, em Londres.



Nele, uma Yayoi gigantesca foi colocada na parte de fora da loja, de pincel na mão interagindo com o prédio e colorindo a fachada terracota com suas bolas coloridas.

Uma outra Yayoi aparece no emblemático prédio Art Decó construído por George Vuitton em 1912, em Paris, colocando sua arte no edifício icônico da Maison.

 

Em Tóquio, vemos as famosas abóboras da artista habitarem pontos turísticos da capital em tamanhos faraônicos. As bolinhas invadiram até a Torre de Tóquio!
Além disso, uma animação hipnotizante é exibida no famoso Cross Shinjuko Vision, bem no meio do cruzamento mais famoso do mundo!

O vídeo em 3D começa com o famoso baú da Louis Vuitton abrindo, e revela três abóboras coloridas. Logo se descobre que a amarela é na verdade um capacete, fazendo às vezes de co cabelo que emoldura o rosto de uma Yayoi curiosa, observando tudo de lá de cima. Depois, uma invasão de orbes prateadas de sua famosa obra Narcissus Garden se unem para criar formas diversas e depois, o logo emblemático: LV. Solte o Play!

 

Como Arquitetos e Decoradores podem aproveitar a COLLABA




Foto: overdose de bolinhas até na padaria da LV

A união entre Yayoi Kusama e Louis Vuitton tem muito a nos ensinar. Para além do desejo de passar o cartão e levar tudo para casa, o casamento entre arte e outros setores é algo não apenas a ser aplaudido, mas ser utilizado. Levar arte para suas criações, quebrar a sisudez de ambientes com a cor (veja só a coqueluche de cores que invadiu edifícios conservadores?) traz personalidade, graça e muita alegria.
Quebrar protocolos, desafiar convenções, mudar. Ser orgânico e livre como Kusama.  Autêntico e acompanhar as mudanças do seu tempo contribui para um trabalho mais autoral. Se o medo da cor fizesse parte do dia a dia da maior marca de luxo do mundo e da arista viva mais vendida do planeta, o sucesso desta collab não seria uma realidade.

Se você deseja surpreender usando cor, conte com a gente. Faça uma consultoria de cores gratuita e leva mais autoralidade aos seus projetos!

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Bonus!

Olha só os robôs ultrarealistas de Yayoi nas vitrines da Louis Vuitton! Estamos obsecados!


 

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