BBB 23: Como a decoração e arquitetura da casa afetam o humor dos participantes

18/01/2023

A arquitetura é uma das ferramentas mais poderosas para estimular os sentidos. Venha conhecer como ela foi utilizada na casa mais vigiada do Brasil.


Área externa do 'BBB 23' — Foto: Globo/Paulo Belote

Plin plin! Começou o Big Brother 2023. O reality mais visto do Brasil entra em sua vigésima terceira edição e traz uma casa de 1800m² para os 22 participantes (ou seriam habitantes?) deitarem e rolarem.

Aliás, deitar e rolar foi exatamente o que o arquiteto André Scarpa, autor do projeto, fez. O profissional se esbaldou no tema “ VIAGEM” para construir uma casa caótica, repleta de cores e quinquilharias, afirmando, mais uma vez, aquilo que já desconfiávamos: A CASA NÃO É PARA SER CONFORTÁVEL. É PARA INSTIGAR OS SENTINDOS, SOBRETUDO AQUELES QUE FAZEM O SANGUE FERVER. “Não há harmonia entre estampas, texturas e revestimentos. Tudo isso gera estresse, dando corda para possíveis brigas”, conta Lilian Santos, decoradora e CEO da plataforma Revestindo a Casa.

 

CASA OU CENÁRIO?





Corredor BBB23. Foto: Globo/Paulo Belote


Diferente das primeiras edições, onde a casa, de fato, tinha uma carinha de casa, hoje temos a certeza de que o ambiente precisa ser instagramável, afinal, a interação com a tecnologia dentro da casa é uma realidade.  Os participantes recebem celulares, fazem vídeos, tiram fotos e postam diariamente nas redes. Para sair bem na foto, um cenário bacana é fundamental!
A parte externa, por exemplo, recebeu uma explosão de cores nas paredes através de murais supercoloridos. Desenhos de peixes, bolhas, mãos, ondas, prédios e montanhas ocupam um mesmo metro quadrado.

Nada novo na piscina. Talvez as câmeras tenham sido trocadas para capturar em 4k os corpos mais fetichizados do país. Que luxúria!

E POR FALAR EM LUXÚRIA...

O voyeurismo tá on no BBB! Na verdade, sempre esteve. A começar pelo logo do programa. As câmeras emocionais com olhinhos que piscam convidam espectadores para espiarem um pouco mais. Aliás, esconder as câmeras não é mais uma preocupação. Deixar que os participantes saibam onde elas estão é exatamente o que a direção deseja. Estimular a vaidade, a exposição e captar caras e bocas nada naturais. No entanto, com o passar dos dias, tudo vai se tornando natural.

O excesso de objetos no BBB não é de todo ruim.  Apesar de ferir os olhos e agoniar a mente com as centenas de cacarecos, na monotonia do confinamento que se arrasta, se apegar a algum objeto pode ser um recurso interessante para tornar os dias menos longos. Quem se lembra de Kléber Bam-Bam chorando pitangas para sua amiga-vassoura, Maria Eugênia?


Kléber Bambam e sua boneca Maria Eugênia.

 

A ARQUITETURA DA CASA DO BBB23 E O BANHEIRO DA DISCÓRDIA


Banheiro do BBB 23: Foto: Globo- Paulo Belote

Scarpa contou que nada ali é proposital. A arquitetura favorece integrações e o fuxico, claro. É possível, por exemplo, transitar entre um quarto e outro sem precisar passar pela sala. A ausência de janelas e luz natural causa aquela aflição claustrofóbica inevitável. A escada que dá acesso ao mezanino do VIP é amparada por um cenário montanhoso que dá direto para o céu ( e para as regalias do VIP). Isso nos lembrou o filme “O show de Truman”. Em sua cena final, Truman sobe as escadas do lugar onde pensou ser o horizonte, e vai embora do cenário onde passou toda sua vida sendo observado.



Escada que dá acesso ao VIP ( Foto: Globo/ Paulo Belote)


 Cena emblemática do filme ' O show de Truman".

O banheiro pode passar despercebido pela maioria. Não por nossa ás dos revestimentos, Lilian Santos. Ela disse que a escolha da cor e dos materiais não foi um acaso. “Para um banheiro onde 22 pessoas vão usar por 3 meses, a escolha de revestimentos claros e porosos é de se contestar. Os loucos por limpeza vão surtar ao verem a sujeira gritar nas gretas e ralos. Aguardem” conta Lilian.

 

QUARTOS





Quarto BBB23: Foto: Globo- Paulo Belote


O tema “fundo do mar” foi a escolha do tema da decoração de um dos quartos. Digno de decór de festa infantil, há corais, animais marinhos, conchas do chão ao teto. Cabeceiras em formato de concha, espelhos ameboides e neons coloridos cansam a vista. Um ambiente propício para tomar péssimas decisões.



Quartos BBB23. Foto: Globo/Paulo Belote

O quarto deserto tem direito a carpete que imita solo árido, tons terrosos nos mobiliários, luminárias de palha e espelhos mais geométricos.  Ainda cansativo, mas muito mais comedido que o anterior.  

 

 


Academia BBB23. Foto: Globo/ Paulo Belote

A academia exibe poltronas sensuais. Tudo para receber  com conforto os shapes mais desejados da temporada.

 

COZINHA



Cozinha do BBB23- Globo/Paulo Belote

Talvez o único cômodo com cara de lar. Marcenaria verde azulada metais rose goldmadeira e tijolinhos compoem o ambiente A sala de jantar integrada é composta por cadeiras de madeira e couro pespontado .

Você curtiu este projeto? O que você faria de diferente? Conta pra a gente!


 

 

 

 

Compartilhe


Veja mais

Coral Bem Estar Antimosquito: Proteção e Tranquilidade Para o Seu Lar

Apresentamos o Coral Bem Estar Antimosquito, a solução perfeita para proteger e trazer tranquilidade ao seu lar.

Leia mais
Casa Coral: Uma Celebração da Coragem e Individualidade Para CASACOR SP

Vamos juntos adentrar o icônico projeto de Ricardo Abreu e explorar esta corajosa celebração de cores e individualidade.

Leia mais
Criando a Casa da Barbie com Inspiração em Grandes Arquitetos Brasileiros

Prepare-se para embarcar nessa viagem de imaginação onde é possível criar a Casa da Barbie inspirada nos renomados arquitetos brasileiros.

Leia mais